quarta-feira, 3 de junho de 2020

TENSIONAMENTO: ESTICAGEM DOS TECIDOS TÉCNICOS

Olá Pessoal!


Hoje eu vou falar de um tema bastante interessante e sobre o qual muitos já me perguntaram. Estou falando do tensionamento.




Vamos falar das diversas formas de esticagem: manual, semiautomática e automática. Com auxílio de grampos, colas, pinças pneumáticas e elétricas.

Todas essas formas valem para tensionamento, porém nem todas atendem certas especificações. Sabemos que, em serigrafia, quase tudo é possível, porém nem tudo é recomendado.

Quando nos propomos a realizar um trabalho como hobby, tanto o material do quadro quanto a maneira de esticar podem ser executadas mais "caseiras".

A tela poderá ser esticada num quadro de madeira e o tecido preso com grampos, utilizando um grampeador próprio para esta finalidade.




Quando utilizamos um quadro de madeira, temos que ter consciência de que se trata de um material instável, que pode envergar, e, nesse caso, danificar a imagem que queremos trabalhar. Porém, se o objetivo for realizar o trabalho de maneira mais artesanal mesmo, quase como um passatempo, em pequena quantidade vamos mostrar como deve ser esta esticagem: 


1) Recomenda-se molhar o tecido, principalmente se o material for o nylon. Isso ajuda no momento da esticagem;

2) Posicionar o tecido de maneira que você tenha condição de segurar as bordas para realizar a esticagem;

3) Para fazer a esticagem, siga o desenho abaixo:
Quando pensamos em executar um trabalho de maior qualidade, com parâmetros corretos, de maneira profissional, devemos dar preferência a equipamentos industriais e adesivos para a fixação do tecido, além de controlar a esticagem com equipamentos de medição, para o controle da tensão. Este equipamento é o tensiômetro.

Temos também os equipamentos pneumáticos, que são os conjuntos de pinças para a realizar a esticagem.


Temos vários tipos de equipamentos que servem para fazer a esticagem. Cada um tem suas características próprias e possuem dispositivos que podem acelerar o processo, tensionando um quadro por vez ou vários quadros de uma só vez.

O esticador abaixo, possui 30 tipos de memória (programação), que possibilita a realização de esticagem precisa e com muita qualidade. 

Existem os esticadores elétricos, que também realizam esticagens precisas e em escala.
Em todos os casos, há alguns procedimentos que devemos seguir  para obter uma esticagem de qualidade:

1) verificar a qualidade do quadro. Os quadros em alumínio, quando bem construídos, são as melhores opções;

2) verificar qual é o tecido que irá ser esticado. Diferentes tipos de tecido suportam tensões diferentes devido, principalmente, à sua lineatura e material (nylon ou poliéster).

3) iniciar a esticagem pelo lado menor do tecido e então passar para o lado maior. Por isso recomendo equipamentos com comando duplo de tensão;

4) verifique se o tecido está realmente em contato com o quadro para que o adesivo penetre e faça a colagem;

5) recomenda-se medir a tensão e verificar se está correta. Lembrando que você deve aplicar uma tensão maior do que aquela que deseja atingir. Explico: se quer atingir uma tensão final de 20 n/cm é preciso aplicar 24 n/cm no esticador e deixar estabilizar. No momento da retirada das pinças, é normal a tensão cair cerca de 4 n/cm.

6) utilize o tensiômetro:


 Adesivos, colagem dos tecidos aos quadros

Quando trabalhamos com esticadores profissionais, tensiômetros e, claro, tomando todos os cuidados necessários para uma boa esticagem, devemo trabalhar também com adesivos de qualidade.
Os adesivos normalmente são bicomponentes, ou seja, têm dois componentes: adesivo e catalisador. Devemos fazer a mistura das partes na proporção 1 para 5 ou 20% de catalisador. Então, serão 20% de catalisador para a quantidade de adesivo. Para 100 ml de adesivo, acrescente 20 ml de catalisador. Geralmente este tipo de adesivo seca entre 15 a 20 minutos.

Mas, existem também os adesivos de secagem instantânea. Ao término da aplicação do adesivo, um spray é borrifado na cola, que seca na hora.

Ao aplicar o adesivo no quadro, verifique se a superfície do quadro está limpa. Coloque sempre uma camada de adesivo no quadro antes de iniciar a esticagem. Depois que o adesivo secar, faça a esticagem e aplique mais uma camada de adesivo, fazendo um sanduíche. 

Limpeza e aplicação da primeira camada do adesivo
 

Esticagem e aplicação do adesivo


Sempre que possível, faça a esticagem em um dia para a utilizar a tela no dia seguinte. Assim, o tecido, o quadro e o adesivo estarão na melhor condição, já com a acomodação de todo material envolvido.

Realizando todos os passos de acordo com a necessidade da esticagem, teremos um trabalho de alta qualidade.

Eu espero que vocês tenham gostado da matéria.

Envie sugestões e criticas.

Muito obrigado,


André Manzatto



    








13 comentários:

  1. Ótima matéria e de fácil entendimento. Parabéns André.������������

    ResponderExcluir
  2. Quadro de madeira, qual melhor opção,adesivo ou grampo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, sempre que possível utilizar o adesivo mesmo em quadros de madeira.

      Excluir
  3. Após a estocagem e quadro finalizado, qual é a melhor opção de acabamento nas laterais do quadro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rinaldo, se for emulsão resistente a tintas a base de água, utilizar o bloqueador HB 20 Acqua. Para as base solvente HB 20 Rápido.

      Excluir
  4. Muito interessante a matéria. Bem explicada e as imagens dão uma boa ideia do passo a passo

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria Manzatto . Parabéns pela iniciativa. Sucesso sempre !!

    ResponderExcluir
  6. Valeu Ildione. Obrigado pelo incentivo.

    ResponderExcluir
  7. Rinaldo, completando a informação. Tem quem goste de fazer o que chamamos de vira, ou seja, colar na lateral do quadro uma espécie bde aba, para reforçar a durabilidade da estocagem. Porém, quando a colagem é feita adequadamente e com adesivos de boa qualidade, este trabalho não é necessário.

    ResponderExcluir