quarta-feira, 24 de junho de 2020

TINTAS: CUIDADOS E NOVIDADES

Olá pessoal!!!! Eu sei que já falamos bastante sobre tintas para serigrafia, porém, nunca é demais falar neste tema. Eu gostaria de falar um pouco sobre os cuidados na escolha das tintas e também, eu recebi um informativo sobre novidades na área de tintas serigráficas.
Recordando um pouco sobre a matéria, eu digo lá que existem tintas para quase todo tipo de material. Neste sentido é importante sempre realizarmos testes prévios de ancoragem destas tintas, nos materiais que iremos imprimir.

Uma escolha errada, pode acarretar prejuízos, sem dizer que a sua imagem, perante ao consumidor, poderá ser afetada.
Os testes devem ser executados, seguindo as orientações dos fabricantes. Existem tintas que curam ao ar, outras que necessitam de um catalisador, outras secam por temperatura, por irradiação UV, como já vimos no tema anterior.

Existem também o problema do substrato, pois alguns materiais, necessitam receber um tratamento superficial, para que a tinta ancore com qualidade.

Esses tratamentos podem ser flambagem, onde através do aquecimento por fogo controlado, se abre na peça, micro poros, que faz a tinta ancorar. Em outros casos, se faz necessário um promotor de aderência ou ainda um tratamento corona, que é como se peça recebesse uma carga elétrica, fazendo com que se abra poros para aderência da tinta, como por exemplo, nas sacolas plásticas de polietileno.

Por esse motivo, os testes prévios são fundamentais. Escolha a tinta correta para cada tipo de material e nunca se esqueçam de consultar os boletins técnicos.

Outro tema que eu quero abordar, é uma novidade de uma tinta à base de solventes, que segundo o seu fabricante, tem baixo odor e adere nos materiais, onde a tinta vinílica comum também atua.

Estou falando da linha Eco Vinil da 4700 da Saturno.
De acordo com o fabricante, trata-se de uma tinta que adere em ABS, PET, Policarbonato, PS, Acrílico com secagem ao ar. 

Pelo boletim técnico a tinta se diz não inflamável, não agressiva ao meio ambiente e de baixo odor.

No meu ponto de vista é uma evolução importante para a segurança e o meio ambiente. Eu acredito que vale a pena testar.

Eu sigo sempre à disposição e sempre que eu tiver novidades do mercado serigráfico, estarei compartilhando com vocês.

Mandem as suas sugestões e críticas.

Um abraço à todos!!!!


André Manzatto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário