segunda-feira, 15 de junho de 2020

TINTAS PARA SERIGRAFIA III

Olá Pessoal, vamos a terceira parte sobre as tintas serigráficas. Neste capitulo vamos falar sobre os tipos das tintas serigráficas.


As tintas para serigrafia são classificadas também em quatro categorias principais:

 a) Tintas à base de solventes;

b) Tintas à base de água.

c) Tintas à base de plastificantes (plastisol)

d) Tintas U.V. (ultravioletas)

 As tintas à base de solventes orgânicos, geralmente derivados de petróleo, são mais problemáticas, mais dispendiosas e oferecem riscos diversos ao utilizador. Entretanto, essas tintas são inevitáveis porque até agora a indústria não conseguiu formular tintas à base de água para a impressão de determinados materiais. Não existe ainda por exemplo, embora os fabricantes tenham feitos várias tentativas, uma tinta vinílica isto é, para imprimir sobre materiais compostos de vinil, à base de água.

Cada uma dessas tintas tem o seu solvente exclusivo e uma não pode existir sem o outro. Nunca compre essas tintas sem adquirir também o seu solvente, pois só com ele pode ser feita a limpeza da matriz e outros materiais utilizados na impressão. Além disso, o solvente serve também para diluir a tinta alterando a sua viscosidade, embora as fábricas vendam outros produtos com esse fim específico. O solvente e as tintas dessa classe são tóxicos; nunca devem ser manuseados em ambientes fechados e na medida do possível o impressor deve usar luvas para proteger a pele. Não se deve fumar nem acender fogareiros ou utilizar aparelhos que provoquem fagulhas ou faíscas, tanto na área de impressão como na área de secagem.

As tintas à base de água são menos dispendiosas porque não exigem a compra de solventes. Nesse caso o solvente é a água, que pode ser obtida em qualquer torneira. Essas tintas podem ser diluídas com água e também com esse líquido que se faz a limpeza dos materiais. Além disso elas não apresentam risco de incêndio nem perigo para a saúde. As tintas para impressão de tecidos de algodão são à base de água.

Os plastisois são tintas preparadas à partir de plastificantes, são geralmente utilizadas na indústria têxtil onde é necessário uma cobertura sobre tecidos escuros ou mesmo para a confecção de relevos, muito utilizados pelas estamparias. Com o plastisol também é possível desenvolver aplicações com gliter e quando se quer dar um aspecto emborrachado a estampa.

As tintas e vernizes U.V. (ultravioletas) são monocomponentes e consistem basicamente de uma mistura de monômeros e prepolímeros acrílicos.

Demonstraremos aqui algumas aplicações das tintas de acordo com o substrato:

 SUBSTRATO TINTA RECOMENDADA
PVC TINTA UV E VINÍLICA
VINIL VINÍLICA E UV
ABS VINÍLICA E UV
POLICARBONATO VINÍLICA - EPÓXI -  UV
POLIESTIRENO ACRILICA - UV
POLIETILENO TRATADO TINTA PARA POLIETILENO - UV 
POLIETILENO LAMINADO TRATADO POLIAMÍDICA
POLIÉSTER EPÓXI E POLIURETÊNICA
ACRÍLICO VINÍLICA EPÓXI E POLIURETÂNICA
ALUMÍNIO EPÓXI E  ACRÍLICA
FERRO GALVANIZADO  EPÓXI
AÇO INÓX EPÓXI
MADEIRA SINTÉTICA
PAPEL E CELULOSE SINTÉTICA - UV
VIDRO EPÓXI - HIDROSSOLÚVEIS - FUNDENTES
CERÂMICA EPÓXI - HIDROSSOLÚVEIS - FUNDENTES
LÂMINADO MELAMÍNICO EPÓXI
COURO POLIURETÂNICA
TECIDO PLSTISSOL E BASE DÁGUA


COMPOSIÇÃO

 Na composição de uma tinta, as diversas matérias-primas devem ser combinadas, de maneira a formar uma suspensão homogênea deminúsculas partículas sólidas (pigmentos e cargas), dispersas em um líquido (resinas e solventes) em presença ou não de outros componentes chamados aditivos.

 Decompondo uma tinta, têm-se basicamente os seguintes produtos:

 - Resinas

- Pigmentos

- Cargas

- Aditivos

- Solventes

Resinas

Em geral, a resina é uma solução em solventes formando um líquido viscoso que é o ligante, responsável por manter unidas as partículas de pigmentos e cargas em pó para dar aderência aos diversos substratos.

A resina proporciona algumas características que a tinta deve ter, como: impermeabilidade, flexibilidade e resistência química e física da impressão realizada. Seu tipo-base define o tipo da tinta, quais sejam: vinílicas, sintéticas, acrílicas e outras.

Pigmentos

Componentes que conferem a cor e opacidade, ou cobertura às tintas. Os pigmentos classificam-se em orgânicos e inorgânicos.

         Orgânicos

                 São os pigmentos de  cadeia de  carbono  e  originais de derivados de petróleo, assim como as toluidinas,  diazos, betanaftóis, lacas de bário e de manganês,  ftalocianinas de cobre, etc.

                 A maior parte desses pigmentos são atóxicos,  permitidos  internacionalmente para brinquedos,  embalagens   de  alimentos, etc.

         Inorgânicos

          São compostos de cromo, chumbo, mobilatos, já considerados inadequados por serem  tóxicos para   certos  artigos.  São  exceções os óxidos de ferro,  dióxido de titânio, alguns pós metálicos e o negro de fumo.

         Em geral, os pigmentos orgânicos são de pouca  cobertura,   ou mais transparentes, quando usados sozinhos.

       Praticamente  a maior   parte das  tintas  é  de  composição  desses   dois   tipos   para   tonalidades   fortes   e    de  boa cobertura ou opacidade.

Cargas

São denominadas cargas os materiais assim como barita, carbonato de cálcio, diatomita e talco. Todos esses micronizados são usados [para fosquear e espessar as tintas, e geralmente não entram na composição das tintas brilhantes.

 Aditivos

Aqui podem-se agrupar os dispersantes, plastificantes, espessantes e nivelantes,. São os dispersantes que molham os pigmentos e cargas para facilitar a moagem da tinta. Os plastificantes são utilizados para dar maior elasticidade à película final, especialmente à tinta vinílica. Já os espessantes dão à tinta uma tixotropia que facilita a impressão. Esse fenômeno será comentado a seguir. E finalmente os nivelantes fornecem à tinta propriedades de espalhamento.

Assim, é possível dividir a parte sólida de uma tinta serigráfica em: pigmentos, resinas, cargas, plastificantes e alguns agentes tixotrópicos.

 A parte volátil consiste nos solventes, parte volátil da resina e alguns aditivos.

Pessoal, eu espero que vocês tenham gostado da terceira parte sobre as tintas para a serigrafia.
Em breve teremos a IV e última parte.

Mandem seus comentários, enviem sugestões e críticas.

Muito obrigado,


André Manzatto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário