Hoje eu quero falar a respeito de impressões em sacolas plásticas.
Eu tenho recebido várias dúvidas a respeito deste tema e vou tentar aqui, esclarecer algumas dessas dúvidas.
A impressão em sacolas plásticas, tem sido uma maneira de realizar uma boa propaganda com baixo custo. Para realizar tal tarefa, primeiro temos que verificar qual é quantidade que iremos produzir.
Eu digo isso, pois, dependendo de uma certa quantidade, não é viável realizar este trabalho em serigrafia, pois ficaria muito caro. Neste caso existe uma outra maneira de realizarmos este trabalho, que seria por fexografia, que é uma maneira mais rápida de executar as impressões em sacolas, mas também só vale, quando trabalhamos em grandes quantidades.
Para quem irá trabalhar em pequenas quantidades, a serigrafia, neste caso, é a mais indicada.
Para realizarmos este trabalho, primeiramente eu preciso comprar sacolas plasticas com um tratamento de superfície. Este tratamento se chama "tratamento Corona".
Este tratamento faz com que se abra micro poros na superfície do material, fazendo com que a tinta se ancore perfeitamente.
Em se falando de tinta, não é qualquer tinta que eu posso utilizar para realizar este trabalho. Eu vou precisar de uma tinta específica para polietileno tratado.
No mercado, existem tintas para esta finalidade. Na Saturno tintas você encontrará a linha 7000 e na Gênesis você encontrará a Seribril e em outras marcas, basta pedir uma tinta para impressão em polietileno tratado.
A Matriz serigráfica, deverá ser feita com tecido entre 100 à 120 fios, com emulsão resistente à tintas à base de solventes. Na Agabê você poderá escolher uma emulsão que seja resistente a tintas à base de solventes.
Ex. Decafilm SR, Decafilm HD, Unifilm SRX, Unifilm Sol, Dualfilm SA Plus, Dualfilm AZ7, entre outras. Veja qual se adequá a sua necessidade.
Qualquer dúvida em relação a confecção da matriz, veja no meu Blog as outras matérias e vídeos que tratam do tema.
A Base de impressão, deve ser, preferencialmente, uma mesa com sucção à vácuo, mas você pode utilizar uma base de vidro, tomando o cuidado de deixar esta base úmida, para que a sacola de fixe na mesa e você consiga realizar a impressão.
O rodo de impressão deve ser de canto vivo e de dureza entre 70 e 75 Shores.
Procure colocar estas sacolas impressas em um secador metálico, pois essa tinta seca por evaporação dos solventes.
Tenha em mãos o diluente desta tinta e também um solvente de limpeza.
Mãos à obra!!!!!
Qualquer dúvida, estarei a disposição de vocês.
Vocês gostariam de ver novas matérias? Peçam aqui e traremos as respostas.
Um abraço à todos!!!!
André Manzatto.
Parabéns professor, ótima matéria...
ResponderExcluirSó tenho uma dúvida como que eu sei se a sacola é própria para receber tinta polietileno.
ResponderExcluirBom dia!!!! Existe uma caneta que identifica o tratamento quando se passa pela sacola. O correto é você desenvolver um fornecedor que garanta o tratamento.
ExcluirAndré. Não se esqueça que existem também as tintas para sacolas de PE e PP de secagem por radiação ultravioleta. Onde a TMC já atua fornecendo para diversos clientes em todo o Brasil. Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho que está realizando.
ResponderExcluirQue ótima notícia. Eu não conhecia essas tintas de cura UV, para esses materiais. Obrigado pela informação, isso ajuda a levarmos mais conhecimento aos nossos clientes.
Excluir