segunda-feira, 25 de maio de 2020

Tecidos Técnicos: A cor do tecido

Olá Pessoal!!!!

Vamos abordar um tema sobre o qual já chegamos a falar no texto sobre tecidos que, inclusive, tem um vídeo explicando todos os detalhes dos tecidos técnicos.

Hoje eu quero falar especificamente da cor do tecido.

Muitos não sabem por que existem tecidos brancos e amarelos.
Tem muitas explicações erradas por aí sobre a cor do tecido como, por exemplo, dizer que os tecidos amarelos duram mais que os brancos, o que não é uma verdade.

A durabilidade de um tecido tem muito mais relação com os cuidados que temos no momento da impressão, com a limpeza, tipo de tinta utilizada, tipo de substrato a ser impresso, lineatura e diâmetro do tecido e forma de tensionamento. 

A cor do tecido se relaciona com a qualidade da revelação e por consequência a qualidade da impressão.
Para explicarmos de forma mais adequada, primeiro precisamos entender o seguinte: o que faz uma emulsão se tornar insolúvel em água após ser aplicada no tecido? A resposta é simples: exposição a uma fonte de luz que tenha irradiação ultra violeta, luz branca no  geral. Por isso, nos laboratórios de gravação das matrizes é comum que as luzes do ambiente sejam amarelas, para não prejudicar a emulsão aplicada na tela e, por consequência, não atrapalhar a gravação.

Se, ao invés de usarmos luzes brancas na nossa mesa de exposição, colocássemos luzes de cor amarela, a reação seria muito, mas muito lenta e não iríamos gravar a tela de forma adequada. Por este motivo, as luzes são brancas. Só que, por difração, a irradiação da luz branca, quando trabalhamos em tecido brancos, espalha-se por toda a extensão do tecido, provocando o endurecimento de partes da emulsão onde isso não deveria ocorrer.
Quando trabalhamos com tecidos amarelos, essa irradiação e difração de luz também ocorrem, mas quando a luz branca passa pelo tecido amarelo, os raios de luz se tornam amarelos e não interferem na qualidade da gravação da matriz. Veja a figura abaixo:
Por este motivo, devemos preferir a utilização dos tecidos amarelos quando os detalhes de uma imagem são muito pequenos, quando trabalhamos com quadricromias, indexados, simulados, artes muito detalhadas.

Devemos ter uma atenção especial, no tempo de exposição à luz. Normalmente nos tecidos brancos, diminuímos o tempo de exposição, devido à irradiação de luz por todo o tecido, que já descrevemos. É uma maneira de não prejudicar a qualidade da gravação. Porém, se o tempo for muito baixo, teremos outros tipos de problemas, como véu ou baixa resistência mecânica no momento da impressão. 

Ao utilizarmos os tecidos amarelos, devemos aumentar o tempo de exposição em mais ou menos 50% do que se usaríamos em um tecido branco. Assim, a condição de gravação se torna mais adequada, os detalhes irão aparecer de forma ideal e a emulsão não apresentará véu ou baixa resistência. 

Eu também recomendo a utilização do Anti-Véu HB 70 em todo final de revelação, para termos certeza da eficiência da gravação, sem véu e com alta resistência às impressões.

Eu espero que vocês tenham gostado da matéria.

Mandem suas críticas e sugestões.

Muito obrigado!!!!

André Manzatto.



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