Hoje, dando continuidade ao tema Tecidos Serigráficos, vamos falar a respeito da tessitura, ou seja, a construção dos fios da malha serigráfica e o que isso acarreta no momento da escolha do tipo de tecido.
Podemos dizer que a construção dos fios tem relação direta com a quantidade de tinta que será depositada no substrato (onde você vai imprimir) e também na qualidade de uma impressão.
Observe a imagens abaixo:
Construção 1:1 PW Tafetá |
Nessa figura, acima, temos uma construção de fios Tafetá PW. As aberturas da trama são mais uniformes e abertas. Isso torna mais fácil a passagem da tinta, não permitindo, por exemplo, que um desenho sofra a interferência das tramas dos fios.
Agora, veja a próxima imagem:
Construção 2:2 TW Sarja |
Nessa figura acima temos uma construção Sarja TW. As tramas do tecido podem interferir no desenho e podem ocasionar serrilha e falhas de impressão.
Também temos algumas variações de abertura da trama e, por consequência, no depósito teórico de tinta. Por exemplo, um tecido 150.34 em Poliéster pode ser também Tafetá ou PW (plan wave). Nesse caso o trançado do fio é de 1 por 1 (veja na primeira figura abaixo) e o depósito teórico de tinta é de 7 cm³/m².
Mas, também existe o tecido Poliéster 150.34 na versão Sarja ou TW, com trançado dos fios de 1 para 2 ou de 2 para 2 (veja nas figuras abaixo). Nesse caso, o depósito teórico de tinta é de 10 cm³/m² no TW 1:2.
Em alguns fabricantes, podemos encontrar a forma Sarja ou TW também na versão 3:3.
Para serigrafia, sempre que possível, optamos pela forma Tafetá (ou PW) 1:1, pois é a forma que menos interfere na impressão. Sabemos que nem sempre é possível, pois em algumas lineaturas mais altas, principalmente no Nylon, não encontramos a forma Tafetá 1:1 PW.
Concluímos que não basta conhecer a lineatura e o diâmetro do fio, a cor também é importante, assim como a construção (ou tessitura) do tecido.
Você quer saber mais sobre os tecidos técnicos e serigrafia em geral? Continue acompanhando as matérias aqui do blog e em nossa canal no You Tube.
Abaixo, temos um link a explicação da construção dos fios do tecido serigráfico.
Eu espero que vocês tenham gostado da matéria.
Enviem sugestões e críticas.
Muito obrigado,
André Manzatto
Nenhum comentário:
Postar um comentário