sexta-feira, 1 de maio de 2020

TEMPO DE EXPOSIÇÃO

Olá Pessoal!!!!

Hoje eu tenho uma dica super bacana.

Como eu encontro o tempo de exposição na hora da gravação da minha matriz?


Como sabemos, existem diversos tipos de emulsões no mercado. Temos as bicromatadas, as de diazo, fotopolímero, as dupla curas que contém o diazo e o fotopolimero em uma mesma emulsão.

Sabemos também que existem formulações diferentes em cada tipo de emulsões, com maior ou menor quantidade de sólidos, viscosidades diferentes, cores diferentes, entre outras características.

Sabemos também que temos diferentes tipos de equipamentos para a foto incisão, que é aquele momento onde é deixado a tela com o fotolito na luz.


Cada um desses equipamentos, existe uma fonte de luz diferente, com potências diferentes, tempo de vida útil, distâncias diferentes, ou seja, cada qual com a sua características. 

Outros fatores que pesam no momento da foto incisão são: Cor do tecido, camada da emulsão e tipo do fotolito que você irá utilizar.

Com todas essas diferenças, como é que eu posso encontrar o tempo de exposição ideal para cada tipo de equipamento, fotolito, emulsões? 

Nem tudo está perdido, eu vou ensinar aqui como iremos achar este tempo de exposição.

Primeiramente vamos entender como é que as emulsões reagem a luz.

Todas as emulsões, depois de devidamente secas, são sensíveis a luz Ultra Violetas ou que pelo menos tenham alguma incidência dos raios Uvs. Todas as lâmpadas brancas, emitem algum raio UV, umas mais outras menos.

A camada da emulsão então é afetada gradativamente pela luz, fazendo com que, de acordo com o tempo de exposição, ela vai reagindo. Se no meio do processo, desligarmos a luz, parte da camada irá estar endurecida pela ação da luz e parte não. Se voltarmos a ligar a luz, ela inicia o processo novamente do ponto que parou. Então a camada mais interna será a ultima a receber a luz e portanto, devemos ter certeza que essa última camada foi totalmente exposta à luz.

Como eu faço para ter certeza que esta última camada recebeu luz?

Neste momento eu faço o teste da gota de água:


Este teste consiste no seguinte:

1) Após você colocar um tempo de exposição, por exemplo 2 minutos, sem retirar a tela da mesa e          sem mover o fotolito molhe o dedo com água e coloque uma gota de água na mesa, fora da                  tela. Este será o seu controle de cor da água.
2) Molhe novamente o dedo na água e coloque uma gota de água dentro da tela, mas LONGE do seu      fotolito, para não estragar a imagem fotografada.
3) Esfregue o dedo na tela e coloque está amostra ao lado da gota de água que você colocou no vidro.
4) Faça a comparação. Se a água da tela estiver "suja de emulsão", significa que o tempo de                    exposição foi pouco e que falta mais tempo de exposição à luz.
5) Volte novamente a acionar a luz e por exemplo aplique mais 2 minutos. Já são quatro minutos.          Repita o teste da gota de água. Se desta vez, a tela ficou "seca" sem resíduos de emulsão,                    provavelmente você encontrou o tempo de exposição.
6) Faça a revelação em água e verifique se a sua matriz ficou adequada. Após esta confirmação, para      este tipo de trabalho, o tempo de exposição é de 4 minutos.

Existe uma outra forma de acharmos o tempo de exposição, com mais precisão.
A AGABÊ desenvolveu uma escala para descobrirmos este tempo de exposição.

ESCALA AGABÊ


Como funciona esta Escala?

Com esta escala, podemos não só descobrir o tempo de exposição, mas também a definição e a resolução da matriz revelada.

1) A escala contem uma graduação de Gris, ou seja opacidades diferentes, que vai do 1 ao 10, sendo o 1 mais claro e o 10 mais escuro, ou seja no 1 a luz passa totalmente e no 10 é bloqueada totalmente. Significa dizer que eu tenho 10 tipos de tempos diferentes com esta Escala.

2) A escala possui um triângulo, que é mais larga no 10 e super fina no 1. Significa dizer que quando eu revelo a escala e consigo abrir a pontinha do triângulo, significa que a minha resolução está perfeita.

3) A escala possuí linha retas e inclinadas, se eu conseguir revelar todas as linhas, sem serrilhas, a minha definição de imagem estará correta.

4) Para determinar o tempo de exposição a leitura é a seguinte:
Quando eu aplico um tempo de exposição qualquer em um tecido BRANCO, o meu ponto de equilíbrio para o tempo de exposição é o 5, ou seja, no momento da revelação os estepes 10, 9, 8, 7 e 6, devem ser expulsos da tela, ficando ancorados o 5, 4, 3, 2 e 1.
Se no momento da revelação os estepes ficaram na posição no 2, ou seja saíram os estepes de 3 ao 10, o tempo foi pouco e precisamos corrigir, conforme a tabela a seguir. Mas, se ocorreu o contrário, ficaram fixados os estepes até o 8, a sua tela recebeu muito tempo de luz e precisa ser corrigido.


Os fatores de correção são as seguintes:

Para aumentar os estepes, quando a tela ficou SUB EXPOSTA:

Fator de correção      1 estepe           2 estepes          3  estepes
Aumentar              Tempo x 1,41    Tempo x 2       Tempo x 2,82 
Diminuir                Tempo : 1,41     Tempo : 2        Tempo : 2,82

E para os tecidos amarelos, basta a gente dizer que o ponto de equilíbrio é o estepe 7.

Todas as regras valem do mesmo jeito.

Esta escala foi desenvolvida para trabalharmos com tecidos entre 32 a 200 fios/cm linear, sem relevo.
Para relevo existe uma outra escala, que iremos falar na nossa próxima matéria,

Eu espero que vocês tenham gostado da matéria,
Entrem no meu canal do Youtube apredendoserigrafiamanzatto e assistam aos vídeos.

Mandem suas criticas e dicas. 

Se vocês quiserem ver outros assuntos, mandem sugestões.

Muito obrigado!!!!!!

ANDRÉ MANZATTO.












5 comentários:

  1. Gosto do seu passo a passo. É bem didático

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Rita. Vou melhorar os meus textos e ter mais conteúdo.

      Excluir
  2. Fala grande André, gostaria que se pudesse falasse sobre as lampadas de Led comum, que apesar de emitirem luz branca não incidem espectro UV, hoje em meu laboratório já aboli a luz amarela de segurança fiz vários testes deixei telas emulsionadas por dias expostas em ambiente com lampadas de Led, depois as expus e revelei e tudo transcorreu normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, toda luz branca emite algum raio UV, umas mais, outras menos. O que ocorre é que talvez está luz led emita pouco UV e está distante da matriz, não fazendo nenhum efeito de endurecimento da camada.

      Excluir
  3. Muitíssimo obrigado pela matéria, ela vai ser de grande ajuda.
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir