quarta-feira, 27 de maio de 2020

LINEATURA E DIÂMETRO DOS TECIDOS TÉCNICOS SERIGRÁFICOS

Olá Pessoal!!!!

Hoje eu vou falar um pouco mais sobre os tecidos técnicos serigráficos. Vamos falar da lineatura e diâmetro dos fios do tecido.
Os tecidos técnicos têm diversas classificações e, dentre elas, temos que falar sobre a lineatura e diâmetros.

A lineatura é a quantidade de fios por centímetro linear de um tecido qualquer, ou seja, dentro de 1 cm iremos contar a quantidade de fios na trama e urdidura (linhas verticais e horizontais) de um tecido.

Podemos dizer que quanto maior é a quantidade de fios, menor é a passagem da tinta e quanto menor a quantidade de fios, maior é a quantidade de tinta que irá passar.

Podemos então concluir que o tecido serigráfico é o responsável pela filtragem da tinta, controlando a vazão que irá se depositar no substrato, ou seja, onde você vai imprimir.

Existem diversas lineaturas de tecidos, cada uma para um tipo de trabalho a ser executado. Normalmente ela é escolhida de acordo com o tipo da tinta a ser usada.

Com um tecido mais aberto, normalmente usamos tintas mais espessas, com maior quantidade de pigmentos e cargas, por exemplo. Os tecidos mais fechados são para trabalhar com tintas mais liquidas, menos espessas ou viscosas.

Normalmente os tecidos entre 32 a 90 fios são usados para trabalhos com tinta à base de água ou tinta plastisol. Mas, cuidado, depende do tipo de plastisol porque existem alguns que precisam de tecido de 12 a 24 fios por causa da consistência da tinta.
Os tecidos entre 77 a 120 fios são mais utilizados em trabalhos com tintas menos espessas, para quadricromia no geral e tintas vinílicas, epóxi, poliuretânicas e sintéticas.
Os tecidos entre 150 a 200 fios são usados, em geral, com tintas mais fluidas, como as de cura (secagem) por luz ultravioleta.
Lembrando que essas são as aplicações mais gerais que temos dentro da serigrafia, mas isso não impede que, em casos diferenciados, possamos trabalhar com lineaturas especiais. Não é difícil vermos, por exemplo, pessoas trabalhando com tintas à base de água e utilizando tecidos de 100 fios. Em todo caso, o normal é se trabalhar conforme o mencionado.

A lineatura do tecido é uma das classificações do tecido técnico. Mas, temos também que falar do diâmetro. Essa classificação não é  muito difícil de entender. Trata-se do diâmetro dos fios que formam o tecido.

O diâmetro, junto com a lineatura, interfere diretamente na descarga da tinta em um substrato, ou seja, na quantidade de tinta que vai passar para o que você quer imprimir.

Um tecido de uma mesma lineatura pode ter diversos tipos de diâmetros. O tecido 120 fios, por exemplo, pode ser 120.35 ou 120.40. Isso significa, respectivamente, um tecido com lineatura de 120 fios e diâmetro (do fio) de 35 micra e outro tecido de lineatura 120 fios e diâmetro de 40 micra. Veja abaixo:

Podemos dizer que o diâmetro do fio é fundamental para regular a quantidade de tinta a ser depositada no substrato.

Por isso, temos uma tabela técnica que nos mostra esta quantidade em cm³/m². Vamos aos exemplos:

Lineatura  volume teórico
   77.48           28 cm³/m²
   77.55           26 cm³/m²
 120.31           19 cm³/m²
 120.34           16 cm³/m²
 120.40           13 cm³/m²

Segue abaixo um vídeo com essas explicações:



Eu espero que este texto tenha ajudado!!!

Enviem seus comentários, criticas e sugestões.


Muito obrigado!!!!


André Manzatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário