sábado, 9 de maio de 2020

RECUPERAÇÃO DAS MATRIZES SERIGRÁFICAS

Olá pessoal!!!!!


Hoje vamos falar um pouco sobre a recuperação das matrizes serigráficas.

Recuperar uma matriz serigráfica não é uma das tarefas mais legais na serigrafia, mas recuperar é preciso, pois podemos economizar muito dinheiro realizando adequadamente esta função.



Vamos falar de algumas práticas, que não são muito adequadas, mas muita gente faz, ou por desconhecimento dos produtos adequados para o processo, ou por acharem que estão economizando dinheiro com os processos inadequados.

Era comum no passado, vermos muitos serigráficos, se utilizarem de produtos caseiros, para realizar essas tarefas.

Por exemplo: Usavam o cloro para a retirada da emulsão.
Esse produto até chega a remover a emulsão, mas existem efeitos colaterais terríveis, como o enfraquecimento dos tecidos serigráficos, não limpam adequadamente, além de ser um produto altamente perigoso para quem o está utilizando.

Para a remoção da imagem fantasma, que é o resíduo da tinta, acumulada no tecido, devido ao motivo impresso anteriormente, eram utilizados solventes agressivos, amido de milho, talco e ficava-se esfregando a malha, até que este fantasma saísse do tecido. O problema, é que em muitas vezes o fantasma não era retirado, o amido de milho ficava impregnado no tecido e o cheiro do solvente utilizado era terrível.

O que acabava ocorrendo é que, se perdia muito tempo e o trabalho não ficava adequado e portanto perdia-se muito dinheiro, pois tempo é dinheiro.

É uma verdade também, que não tínhamos informações de produtos que executariam esses trabalhos de maneira mais adequada.

A AGABÊ é uma empresa brasileira, que se dedicou a pesquisar e produzir materiais, que visam limpar as matrizes serigráficas de maneira mais profissional e com isso os serígrafos podem executar esta tarefa em menor tempo e sem causar problemas a matriz serigrafica.

Para a retirada da emulsão, sem agressão ao tecido serigráfico, foi desenvolvido a linha HB 50, que é encontrado em diversos formatos: Liquido, liquido concentrado, Pó, pasta e gel. E já faz algum tempo que desenvolveram um produto super concentrado, que é o Variostrip 9221  que pode ser diluído 1:30 em água, ou seja 1 litro de produto para até 30 litros em água e o Variostrip 9241, que pode ser diluído 1:70, ou seja 1 litro de produto para até 70 litros de água.
Todas essas versões servem para se trabalhar para a retirada da emulsão, sem agressão ao tecido serigráfico.


Para a retirada da imagem fantasma, a Agabê desenvolveu no início um produto chamado HB 54, que em conjunto com o HB 52, em uma mistura de meio a meio, faz a tarefa da retirada da imagem fantasma. Existem diversas versões deste produto e pode-se realizar as misturas, de acordo com a necessidade.

                                                                                                                                                                                Após mais pesquisas, foram introduzidos no mercado, produtos monocomponentes, que não necessitam misturas e estão prontos para o uso. Estes produtos são da linha Dercaclean, que se encontra na forma pasta, Decaclean HR e na forma em Gel, Decaclean HR Gel.

O que eu aconselho e sempre estarmos ligados nas inovações tecnológicas para termos melhores resultados. Com isso, ganhamos tempo em nossas tarefas, economizamos em produtos, pois não iremos desperdiçar os recursos, que não são baratos. O tecido serigráfico de sua matriz, quando tratado de forma correta, terá uma vida útil muito longa, podendo ser reutilizado por diversas vezes.


Você gostou da matéria? Tem dúvidas? Tem sugestões ou críticas? Escreva nos comentários.

Muito obrigado,

André Manzatto.

2 comentários: